TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Personalidades #1 - Mike Lange


Mike Lange é um jornalista e narrador esportivo americano nascido em Sacramento, na Califórnia. Atualmente é considerado um dos maiores ícones do Penguins fora do gelo, e um fato curioso é que ele nunca patinou por nenhum jogo profissional pela equipe e está no hall da fama!
Lange completou 65 anos no último dia 3 de Março e mesmo com sua idade avançada, provavelmente o teremos por mais muitos anos sendo o narrador oficial da rádio dos Pens.

Quem nunca ouviu a sua célebre frase "He shoots and he scores"?! O bordão, que traduzido ao português seria algo como "ele dispara e ele marca/pontua" virou a marca registrada do narrador.
Entre os grandes jogadores que tiveram a oportunidade de ouvir seu nome vinculado a frase, podemos citar Mario Lemieux, Sidney Crosby, Egveni Malkin, Ulf Samuelsson entre muitos outros...

Mas, a história de Lange e do Penguins começou a se misturar em 1974, quando o narrador foi pela primeira vez convidado a trabalhar para a franquia. Na ocasião, Mike ficou apenas uma temporada nos Pens devido a falta de uma garantia de trabalho em decorrência da má fase da equipe que poderia até mesmo levar o Penguins a falência.

Quis o destino que um dia ele voltasse... Em 1976 a volta de Lange aos Pens significou muito a equipe. Sem nenhum grande jogador no gelo, restou aos poucos torcedores se apegarem a figura de Mike que passou a ser um "amuleto" nas transmissões do time.
Nesse período, ele ficou conhecido como "a voz do Penguins" e narrava quase que com monopólio as partidas. Naquela época nenhuma emissora tinha grande interesse em acompanhar a franquia de Pittsburgh que não era nem de longe uma grande equipe no cenário do hóquei norte-americano.

Em 1991, tanto quanto em 1992 os primeiros títulos dos Pens tiveram a marca da narração de Mike Lange. Aliás, ele foi um dos poucos que presenciou o surgimento de Lemieux e Jagr e ainda por cima acompanhou a consolidação dos mesmos na equipe.
Em um dos momentos mais marcantes da história de suas narrações, Lange se exaltou ao comemorar na cabine a segunda Stanley Cup dos Pens, vencida contra o Blackhawks. Ali todos já sabiam, a "voz do Penguins" além de marcante, também trazia sorte a equipe...

Porém, em 2006 quando o hóquei estava fragilizado no cenário norte-americano e o Penguins não estava vivendo um bom momento, a ROOT Sports (na época, Fox Sports Pittsburgh) decidiu não continuar com Mike Lange para os planos de narração dos jogos do Penguins... Em seu lugar veio a nada popular e simpático, Paul Steigerwald que assumiu sua impossibilidade de substituir Lange quando disse a seguinte frase: "Não vou tentar substitui-lo. Eu acho que ele é insubstituível".
No começo do período de Steigerwald, os Pens viveram um de seus piores momentos dentro do gelo e fora dele também. Novas ameaças de falência e antipatia dos torcedores as transmissões fizeram com que a franquia aos poucos fosse ficando abandonada em meio aos gigantes Pirates (MLB) e Steelers (NFL) que atraiam toda a atenção dos torcedores da cidade.

De qualquer forma, a ROOT Sports perdeu um grande gênio da narração e um grande símbolo do Penguins... Mas, a rádio oficial da equipe não iria deixar que Mike Lange ficasse longe da franquia pela qual ele trabalhou e viveu durante longos anos.
Em agosto de 2006, foi anunciado que Lange iria ser o narrador oficial da rádio dos Pens ao lado do comentarista e ex-jogador Phill Bourque. A dupla logo fez muito sucesso e cativou muitos ouvintes em diversos lugares do mundo.
O bom momento do Penguins vivido a partir desse momento também contribuiu para que Lange continuasse com seu trabalho, em 2009 a terceira Stanley Cup da franquia também foi narrada por sua voz, dessa vez, sobre o Red Wings no jogo 7.

Atualmente Mike Lange continua exercendo sua função de narrador nas transmissões da rádio oficial da franquia! A temporada 2012-2013 marca sua trigésima sexta a frente do microfone trazendo informações aos torcedores do Penguins...
Ele e Steigerwald continuaram amigos (já eram antes da saída de Lange da ROOT Sports) e chegaram a trabalhar juntos em algumas ocasiões...

É de se respeitar ou não um homem que foi a voz de nossas 3 Stanley Cups? Parabéns ao Mike Lange, e que ele continue narrando os jogos dos Pens por muito tempo! Espero ouvir mais uma vez em sua voz: "The Pittsburgh Penguins have won the Stanley Cup".

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Caio Aguiar disse...

HE SHOOTS, HE SCOOOOOOOOORES!

Postar um comentário