TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

sábado, 8 de junho de 2013

Encerramento da temporada 2012-2013



Chegou a hora encerrar oficialmente a temporada 2012-2013 do blog! Infelizmente, o fim da temporada não foi como o previsto e o Penguins acabou sendo eliminado nas finais da conferência leste. Mas, chegou o momento de levantar a cabeça e analisar o que aconteceu de bom e de ruim em uma temporada marcada por várias emoções...

Primeiramente, todos se lembram que o início da temporada foi dado em Janeiro de 2013! A liga viveu problemas muito semelhantes aos de 2004-2005 e entrou em locaute... Felizmente a temporada não foi cancelada por inteira, mas muitos jogos acabaram não acontecendo.
Quanto ao modelo encurtado, teríamos apenas jogos contra times de mesma conferência para evitar viagens longas em um calendário apertado. Seriam apenas 4 meses de jogo, portanto um bom começo de temporada era obrigação para uma equipe que quisesse se classificar com sobras.

Durante a temporada regular, o Penguins teve um desempenho muito acima da média. Liderou a conferência leste por grande parte do tempo e sagrou-se campeão da divisão do atlântico muito antecipadamente, além de é claro, garantir a primeira colocação do lado vermelho da liga (conferência leste) terminando na segunda posição geral da NHL.
Entre alguns jogos marcantes, podemos citar a vitória sobre o Flyers no primeiro jogo da temporada, a estreia de Jarome Iginla que ficou marcada por mais uma lesão de Crosby e muitas emoções em um jogo contra o Islanders e uma virada incrível sobre o Bruins nos últimos 5 minutos de jogo.
Outro ponto importante foi uma sequência de 16 jogos sem perder, a maior série invicta da temporada 2012-2013. Crosby foi o grande responsável por liderar a equipe por todos esses jogos, e acabou consagrando seu parceiro de linha Chris Kunitz que disparou na artilharia dos Pens.
Neal também destacou-se muito por fazer diversos gols. O jovem jogador foi a peça mais importante das linhas de PP e conseguiu render muito bem, fazendo por diversas vezes sombra à Pascal Dupuis.

Terminada a temporada regular, os playoffs chegaram e a única dúvida de Bylsma era quanto a situação de Crosby, que havia tido sua mandíbula quebrada.
A primeira série, válida pelas quartas-de-final da conferência era contra o New York Islanders, e o Penguins teve algumas dificuldades para superar o time de Long Island... 
Após alguns péssimos jogos de Fleury e do sistema defensivo, uma série teoricamente fácil foi estendida até o sexto jogo. Orpik foi o responsável por afastar os fantasmas de uma possível eliminação e fez o último gol da história do Coliseum em um overtime cheio de emoções.
Só para constar, Crosby voltou na segunda partida desta mesma série e Vokoun assumiu a função de goalie titular no quinto jogo. A partir de sua entrada foram apenas 3 gols sofridos, o que lhe valeu a posição pelo resto dos playoffs.

O adversário na semi-final da conferência foi conhecido antes mesmo de nossa classficação. O Ottawa Senators desbancou o Montreal Canadiens em 5 jogos e estava esperando pelo Penguins para vingar as eliminações em 2010 e em 2008.
Uma jogada de Matt Cooke na temporada regular, que acabou por lesionar Karlsson, era outro dos fatores que tornaria essa série um problema para os Pens na visão de muitos.
Problemas? Quem ai acreditou nisso? O Penguins passou o trator sobre o Senators e venceu a série em 5 jogos, isso porque no jogo 3 acabou perdendo por uma falha gigantesca da defesa que deixou o time canadense empatar restando 30 segundos para o fim, e posteriormente vencer no segundo overtime da partida.
Crosby conseguiu um hat-trick no segundo jogo da série, Neal conseguiu outro hat-trick no quinto jogo. O PP estava uma verdadeira máquina de fazer gols e Vokoun parecia uma parede que não deixava nada passar. Quem poderia parar o Penguins?

E a resposta para a pergunta feita parecia ser ninguém, mas apareceu o Boston Bruins e resolveu contrariar. Todos sabiam o quanto a série final do leste, entre Penguins e Bruins seria empolgante... Mas poucos apostavam em uma varrida por parte do time de Boston.
Mas foi o que aconteceu. Após duas partidas péssimas em casa, os Pens viajaram para Boston precisando fazer um milagre e mudar completamente seu estilo de jogo se quisessem continuar na briga pela Stanley Cup. A equipe realmente mudou a maneira de jogar e fez duas partidas excelentes, mas acabou perdendo as duas pela diferença de 1 gol...
Tukka Rask esteve iluminado, defendeu tudo que poderia. Ao todo foram 14 pucks na trave e somente dois no gol por parte dos Pens... E para coroar uma série pífia com a varrida, que tal lembrarmos que o último jogo da temporada na CEC foi um humilhante 6 a 1?
É preferível não pensar nisso, outubro tudo começa outra vez... Temporada nova, equipe nova e muitas emoções por vir. Boa sorte aos guerreiros que ficarão e obrigado à aqueles que deram o sangue mas vão continuar suas carreiras em outras franquias.
Que em 2014 o time tenha muita sorte, mas acima de tudo tenha competência e traga a Stanley Cup para Pittsburgh novamente.

Além dos jogadores, que tal terminar a temporada agradecendo as pessoas que fizeram com que o blog crescesse tanto neste período?
Foi um prazer estar ao lado de vocês em minha primeira temporada como redator, gostaria de agradecer à todos os leitores que fizeram de meus textos algo prazeroso. Posso até dizer que se tornou um hobby estar aqui escrevendo e analisando as partidas, estar no twitter "narrando" os jogos e debatendo sobre nosso amado time. Sentirei saudades de tudo isso quanto a monotonia da offseason reduzir as postagens do blog para apenas uma semanal, mas deixamos para combinar isso depois, certo?

E colocarei um ponto final na temporada 2012-2013 do blog agradecendo ao Pittsburgh Penguins como um todo. Torcida, jogadores, histórias e tudo que faz desta franquia ser o que ela é. 
Logo que acabou a partida em Boston, o twitter oficial dos Pens postou um comunicado que em tradução livre seria: "Obrigado aos torcedores por fazerem todo dia, um excelente dia para o hóquei".
Na verdade, nós deveríamos agradecer também. Obrigado Pittsburgh Penguins, por fazer todo dia, um excelente dia para o hóquei.

Nos vemos na próxima temporada! Abraço do P.A e LET'S GO PENS!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário