TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Personalidades #8 - Dan Bylsma


Daniel Brian Bylsma, mais conhecido como Dan Bylsma, nasceu no dia 19 de setembro de 1970 na cidade de Grand Haven, situada no estado americano de Michigan.
Atualmente, ele é o técnico do Pittsburgh Penguins, função que exerce desde o dia 15 de fevereiro de 2009.

Mas, a história de Bylsma com o hóquei começou muito antes de seu contato com os Pens. Na sua infância a proximidade de Grand Haven com Michigan fez com que o até então menino acompanhasse com afinco o Detroit Red Wings.
A paixão pelo esporte cresceu tomando proporções gigantescas, a ponto de aos 18 anos, Dan decidir tornar-se jogador e integrar o elenco de diversas equipes amadoras, além da equipe universitária Bowling Green (CCHA).

Em 1989, o Winnipeg Jets escolheu Bylsma como 109ª escolha do draft de 1989. Embora recrutado pela equipe canadense, Dan não fez nenhum jogo pelas cores do antigo Jets e acabou sendo rapidamente mandado ao Los Angeles Kings.

Em Los Angeles, Bylsma recebeu o apelido de "Disco Dan" e fez poucas partidas, ficando grande parte de sua carreira atuando nas equipes afiliadas de ligas menores. Jogando como defensive forward, Dan viveu seu melhor momento quando foi nomeado capitão do Phoenix Roadrunners, franquia afiliada do Kings que jogava a IHL.

Após alguns anos em Los Angeles, o contrato de Dan expirou e o Mighty Ducks of Anaheim (atual Anaheim Ducks) se prontificou a integra-lo no grupo. O destino de Bylsma era continuar na Califórnia, porém dessa vez não eram as franquias afiliadas que necessitavam de suas habilidades.
Chegando em uma equipe com diversos problemas, Dan Bylsma foi muito importante durante a recomposição da franquia de Ananheim, chegando a fazer 17 pontos. Posteriormente foi nomeado capitão alternativo da equipe californiana...

Mas, algumas lesões e problemas acabaram atrapalhando o melhor momento de sua carreira. Em 2004 o anúncio oficial de sua aposentadoria trouxe um alívio para os torcedores do Mighty Ducks que já não acreditavam mais em uma recuperação.
Seu legado de reconstrução na equipe foi visto em 2007, ano em que o Anaheim Ducks (novo nome da franquia) conquistou a Stanley Cup.

Após desistir da carreira de jogador, Dan decidiu permanecer no hóquei, mas dessa vez como treinador.  Sua experiência em diversos campeonatos e uma grande visão tática fizeram com que o Cincinnati Mighty Ducks (AHL) contratasse-o como assistente técnico da equipe na temporada 2004-2005. Um ano depois, Bylsma continuou exercendo a mesma função, porém no New York Islanders.

Após alguns anos de vivência como assistente técnico, o Wilkes-Barre/Scranton Penguins (AHL) necessitava de um técnico para dirigir a franquia. O escolhido foi Dan Bylsma que assumiu a equipe na temporada 2008-2009.
Seus resultados na franquia agradavam muito, e já era certo de que Dan provavelmente dirigiria algum time grande na próxima temporada.

Porém, tudo foi antecipado devido a uma circunstância crucial na história de Bylsma com o Penguins.
Os Pens até então tinham como técnico o experiente Michel Therrien, que havia levado a franquia até a final da Stanley Cup na temporada 2007-2008.
Mas, mesmo com a mesma base vitoriosa, o Penguins não estava jogando bem e sofria para tentar conseguir uma vaga nos playoffs. A solução imediata foi demitir Therrien e deixar Bylsma em seu lugar como interino.

A situação fazia com que Dan Bylsma se tornasse o homem mais novo a comandar o Penguins (38 anos). Embora parecesse inexperiente em meio aos grandes técnicos da liga, Dan deu um show de comando e após uma grande sequência de vitórias, conseguiu o objetivo principal, levar o Penguins para os playoffs.
Seus bons resultados fizeram com que Shero efetivasse-o no cargo de treinador. Agora não mais interino, a missão era de vencer a copa e liderar um elenco cheio de jovens talentos.

Durante os playoffs, Dan deu novamente um show no comando e desbancou algumas equipes consideradas favoritas, entre elas o Capitals e o seu time de infância, Detroit Red Wings. Foram 16 vitórias e 8 derrotas, campanha que levou os Pens ao terceiro título da liga e corou a geração de Egveni Malkin e Sidney Crosby.

Após o titulo conquistado, a sorte não jogou ao lado do treinador. Várias lesões de seus principais jogadores lhe custaram eliminações nos playoffs e até mesmo críticas ao seu trabalho. A maioria delas foi rebatida no ano de 2011, quando Bylsma foi nomeado melhor treinador da temporada recebendo o troféu Jack Adams Award.

Atualmente ele continua como peça importante do Penguins e tornou-se o técnico que menos tempo necesssitou para atingir 200 vitórias na NHL. A marca foi atingida no dia 22 de Abril, quando o Penguins venceu o Senators por 3 a 1 jogando em Ottawa.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário