TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

domingo, 9 de junho de 2013

Personalidades #9 - Bob Johnson


Robert Norman Johnson, também conhecido como "Badger Bob" ou Bob Johnson foi técnico de hóquei por quase toda sua vida. Faleceu no dia 26 de Novembro de 1991 aos 60 anos de idade.

Bob nasceu na capital do estado americano de Minnesota, a cidade de Minneapolis. Seu interesse por hóquei despertou desde cedo o que lhe levou a jogar hóquei pela Universidade de Minnesota.
Em seu período como jogador universitário, ele esteve sob comando de John Mariucci, um americano renomado como técnico de hóquei e que instruiu Bob Johnson durante sua juventude.

Os dias como jogador de hóquei certamente fizeram de Bob cada vez mais apaixonado pelo esporte, porém sua falta de habilidade perante aos outros jogadores acabaram dificultando uma possível entrada na NHL. O destino então lhe possibilitou exercer sua segunda paixão, a medicina.

Bob Johnson foi à Guerra da Coréia onde trabalhou na recuperação de soldados sul-coreanos. Mas, o hóquei ainda falava mais alto do que a sua profissão de formação, e logo Bob decidiu seguir os passos de seu mentor de juventude, John Mariucci.

Desiludido com a carreira como jogador, restou a Johnson se tornar técnico. Seu grande conhecimento de táticas de hóquei e as experiências de liderança que experimentou durante sua vida lhe credenciavam como um dos futuros grandes nomes no ramo.
Os primeiros times a creditarem à ele oportunidades foram equipes colegiais da região de Minnesota, e logo o Colorado College despertou interesse em tê-lo como treinador.

Mas o ápice de sua carreira universitária se deu pela Universidade de Wisconsin-Madison. Bob foi o técnico principal dos Bagders (nome dado a equipe universitária) por 7 temporadas, tendo conquistado três títulos da NCAA em 1973, 1977 e 1981.

Suas boas performances lhe renderam a vaga de treinador da equipe americana de hóquei. Bob Johnson liderou os americanos nas Olimpíadas de Inverno de 1976 e em outras diversas ocasiões. Embora tenha tido relativo sucesso, conquistou poucos títulos no comando da equipe nacional.

Não somente a seleção teve interesse em contar com o trabalho de Bob, algumas equipes da NHL estavam apostando suas temporadas na contratação do técnico. Quem se deu melhor foi o Calgary Flames que acabou contratando Johnson.
Na franquia canadense, Bob permaneceu até o ano de 1987. Chegou muito perto de conquistar a Stanley Cup, mas acabou sucumbindo na final para o Montreal Canadiens... Anos depois, Johnson veria seus comandados venceram a liga em 1989, mas ele já não era mais o técnico da equipe.

De 1987 à 1990, sua função de treinador deixou de ser exercida. Uma boa proposta para que Johnson passasse a ser o presidente da Federação Americana de Hóquei no Gelo lhe tirou da NHL. Após 3 anos exercendo um novo emprego, Bob resolveu deixar a presidência da federação e estava disponível novamente no mercado de técnicos...

O Pittsburgh Penguins se prontificou a contrata-lo, e o elenco recém formado com jovens valores agradou ao técnico que aceitou a proposta. Seu carisma e otimismo conquistou o grupo, e uma de suas celébres frases se tornou o principal slogan e lema da franquia até os dias de hoje.
"It's a great day for hockey", ou em tradução livre, "É um excelente dia para hóquei" virou o lema de uma campanha impecável do Penguins, uma equipe que empolgava a cada jogo e as chances de trazer a Stanley Cup pela primeira vez na história eram muito grandes.

Aos poucos as chances foram se tornando realidade, o Penguins havia pela primeira vez chegado até a final da Stanley Cup e teria a difícil missão de vencer o Minnesota North Stars.
Após 6 jogos de muita emoção, o título de melhor time da liga era finalmente do Penguins. Além de coroar Bob Johnson, a vitória eternizou nomes como Mario Lemieux, Tom Barasso entre outros que fizeram parte de uma campanha irretocável...

Mas, a alegria rapidamente deu lugar à uma tristeza. Em agosto de 1991, Bob foi convidado para treinar por um período curto de tempo a seleção americana de hóquei que disputaria a Canada Cup. Ao aceitar o convite, mal sabia ele que está seria sua última experiência com o hóquei americano.
Um aneurisma cerebral fez com que Bob Johnson fosse rapidamente hospitalizado, e após uma bateria de exames, foi diagnosticado um câncer cerebral.
Em seu lugar no Penguins ficaria o interino Scotty Bowman, mas Bob continuou ajustando detalhes da equipe quando assistia os jogos no hospital.

Ele morreu no dia 26 de novembro de 1991, deixando dois filhos e sua esposa. Em 1992 os Pens ganharam a copa sob comando de Bowman e colocaram o nome de Bob Johnson na Stanley Cup para homenagea-lo.
Durante a temporada 2008-2009 sua frase foi utilizada com slogan da campanha, que por fim resultou no tricampeonato. Atualmente "It's a great day for hockey" pode ser observada em diversos lugares da Consol Energy Center...

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário