TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

sábado, 7 de dezembro de 2013

Como os Pens jogam? - Uma breve análise sobre o estilo de jogo da equipe


Em meio aos muitos questionamentos que recebo pelo twitter oficial do blog (@PPenguinsBr) e pelos comentários do blog, um me chamou a atenção. A simples questão de como os Pens jogam pode ser respondida de diversas maneiras, até por ser algo relativo.

Sendo assim decidi responder aos que me fazem essa pergunta mostrando o meu entendimento e a minha análise sobre o estilo de jogo dos Pens até o momento na temporada 2013-14. Citarei pontos que me agradam e pontos que me desagradam, além de fazer uma breve síntese do modo pelo qual Bylsma monta as estratégias da equipe ao meu ver.

Lembrando à todos os leitores que análises como essa são relativas, portanto sugiro que procurem por outras fontes e informações para terem uma resposta completa para tal questionamento, além de é claro assistir aos jogos e exercitar o seu conhecimento sobre hóquei (algo as vezes difícil para nós acostumados com a cultura do futebol).

Também vale ressaltar que o modelo muda muito em decorrência dos jogadores que formam o lineup e do advesário. O próprio Dan Bylsma tem diversas estratégias diferentes para não cair na mesmice.
A análise é apenas uma perspectiva pessoal de uma base projetada de como a equipe vem atuando na maioria das partidas quando conta com força máxima.

Afinal, como jogam os Pens ofensivamente? Ao meu ver o Penguins é um time que aposta muito em valores individuais, sobretudo em seus dois centers da primeira e segunda linha, Crosby e Malkin respectivamente. Esses dois jogadores são os termômetros da equipe e os grandes responsáveis por guiar o time diante das partidas. Quando estão em um bom dia, certamente seus parceiros de linha também se beneficiarão com isso... Mas, quando estão em dias ruins, a linha inteira acaba ficando comprometida.
Em meio a essa constatação, os wingers de ambas as linhas ficam submissos ao modo de jogo dos centers. Sendo Crosby e Malkin dois jogadores que apostam muito em jogadas em velocidade com um controle invejável do puck, os demais jogadores que jogam ao lado deles acabam na grande maioria das vezes sendo beneficiados por jogadas com trocas de passes rápidas que necessitam apenas de um disparo certeiro para entrarem no gol. Os dois que mais se destacam nesse quesito finalização são Neal e Kunitz.
Visto isso, eu entendo a maioria das jogadas ofensivas do Penguins como oportunidades criadas rapidamente envolvendo o advesário em uma rápida troca de passes que geralmente resulta em uma chance perigosa com pouca marcação. Dificilmente vejo a equipe trabalhando o puck na zona ofensiva, é quase na maioria das vezes um ataque rápido e certeiro...
Nas poucas vezes em que o puck é trabalhado (em grande parte no PP ou em situações de jogo em que o adversário está bem fechado defensivamente) a predominância é de que alguns defensores com bons disparos (Letang por exemplo) acabem sendo os finalizadores. Se não há espaço para isso, o time geralmente procura retrabalhar o puck de maneira rápida para envolver o adversário.
Em resumo: Ofensivamente o Penguins é uma equipe que preza pela velocidade e não tanto pela qualidade. Jogam buscando oportunidades que pegam o adversário de surpresa e só abandonam este estilo em situações com vantagem numérica, em que geralmente as equipes contrárias prezam mais por se defender. Geralmente é preferível partir com o puck dominado do que tentar busca-lo por meio do físico no campo adversário, ou seja, na maioria das vezes a construção da jogada inicia-se no próprio campo defensivo ou na zona neutra.
Pontos positivos: Tendo Malkin e Crosby, as jogadas deste modo funcionam muito bem devido ao nível técnico de ambos combinado ao bom posicionamento dos wingers. Sendo assim, jogar em velocidade é melhor para evitar o jogo físico demasiado e pegar o adversário de surpresa.
Pontos negativos: Ataques dessa maneira se bem estudados ficam fáceis de serem marcados e acabam ficando sujeitos à jogadas geniais, além de que em certos momentos acabam gerando uma abertura muito grande defensivamente e oportunidades claras de contra ataque adversário.

E como o Penguins se comporta defensivamente? Os Pens tem muita qualidade nas duplas defensivas, mas o ideal de ficar atrás e esperar o adversário só entra em prática quando estão no gelo a terceira e quarta linha ofensiva (ambas tem características defensivas, com centers e wingers que dão um bom apoio para a defesa).
Fora isso, vale ressaltar que o estilo de jogo defensivo preza muito pela patinação dos integrantes e pouco pelo jogo físico. Com exceção de Orpik, Scuderi e Letang, os demais jogadores não tem uma grande presença física e atuam melhor em desarmes utilizando-se da velocidade.
Em resumo: A velocidade é mais empregada do que a brutalidade física. Em alguns casos é necessário sim jogar fisicamente, mas não é o método mais utilizado.
Pontos positivos: O estilo empregado evita algumas penalidades ocasionais (não por completo) e facilita nas ligações ataque-defesa.
Pontos negativos: Ao se confrontar contra um ataque habilidoso e mais rápido, a defesa tem poucas artimanhas para brecar as ofensivas adversárias.

Resumindo o modelo de jogo: O Penguins é um time que depende do individual para o bem do conjunto, tendo como ditadores do modelo de jogo os centers Malkin e Crosby. Estes por sua vez adaptaram o estilo do Pens em estratégias voltadas para a velocidade nas transições ataque-defesa com o puck já dominado a partir da zona defensiva, conseguido na maioria das vezes em decorrência dos desarmes em velocidade dos defensores. A zona neutra tornou-se apenas uma passagem para que as oportunidades sejam criadas rapidamente na zona ofensiva, sem nenhuma demora na execução da finalização ou espera pela reorganização adversária (exceto em casos de PP), além de que a força física não é utilizada com frequência pelo fato do puck já estar dominado e não precisar ser "batalhado" na zona defensiva adversária.

Gostou da breve análise? Faça sua breve descrição do modelo de jogo da equipe nos comentários e cite os pontos de acordo e desacordo!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário