TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA 2013 - O que aconteceu no ano do Pittsburgh Penguins



Mais um ano se passou, muitas coisas aconteceram e muitas também deixaram de acontecer... Como de costume na abertura de um novo ciclo, chega a hora de reavaliar e relembrar tudo que marcou o antigo, tanto para corrigir possíveis defeitos como para continuar fazendo o que foi correto.

Esperamos que com essa retrospectiva, vocês leitores e torcedores consigam se lembrar de todos os momentos pelos quais passamos durante esse ano, comemorando, sofrendo e acima de tudo, torcendo para os Pens!!

JANEIRO: O mês de Janeiro logo em seu início já trouxe boas notícias, a temporada da NHL iria enfim começar! Após alguns meses de discussões e problemas que levaram a um novo locaute, tudo se passou em um instante e no primeiro mês do ano os fãs de hóquei puderam voltar a comemorar!
Começados os jogos, o primeiro passo rumo a um possível tetracampeonato foi dado em cima de nosso maior rival, vitória de 3 a 1 sobre os Flyers... Em seguida uma vitória sobre o favorito New York Rangers no MSG!
Tudo estava indo bem até que o Maple Leafs veio até Pittsburgh e fez com que todos nós sentíssemos pela primeira vez o gosto amargo da derrota... A partir desse momento o mês alternou entre bons e maus momentos e James Neal foi o principal nome do Penguins.


FEVEREIRO: O segundo mês do ano foi marcado pela intensa disputa pela liderança da divisão do atlântico! Penguins e Devils viviam momentos de alternância e chegaram a realizar 3 confrontos diretos nesse período (2 vitórias para o Devils e 1 para o Penguins). Entre várias vitórias e algumas derrotas, Crosby despontava como o grande nome do time e liderava os placares de toda a NHL em pontos.
Kunitz foi outro importante destaque que começou a aparecer nesse período...


MARÇO: O mês perfeito, de quebra de recordes e 15 vitórias seguidas! Quem falar que viu alguma derrota do Penguins no mês de março em 2013 estará mentindo, todos os jogos terminaram com 2 pontos à nosso favor. Várias partidas merecem destaque, mas entre elas as viradas contra Canadiens, Bruins e Flyers foram as mais emocionantes de toda a temporada regular.
As vitórias trouxeram junto a dominância total da divisão do atlântico. Agora a briga estava focada pela ponta da conferência leste... Sem mais problemas com o Devils, o adversário passou a ser o Canadiens que também vivia grande momento.
Como se não bastasse o domínio dentro do gelo, Ray Shero foi um dos melhores GMs da trade deadline e trouxe Iginla, Murray e Morrow para vestir a camisa do Penguins. O grande momento e chegada dos novos jogadores fizeram dos Pens o time com maior favoritismo de toda a liga.
No fim do mês, Crosby, Martin e Letang se machucaram e viraram desfalques por um grande período...


ABRIL: O mês de Abril começava cheio de dúvidas quanto a produção do Penguins sem Crosby por um período indeterminado. Duas derrotas, para Sabres (4 a 1) e Rangers (6 a 1) colocavam em cheque a série de 15 jogos sem perder...
Mas, aos poucos o time se acostumou a jogar sem alguns de seus principais jogadores e recuperou a velha estrutura de jogo, principalmente com a confirmação da contratação de Jokinen que viria para compor a quarta linha e suprir a ausência de Crosby na primeira até o início dos playoffs.
Um dos principais jogos foi a vitória de 6 a 3 sobre o Lightning onde todos os 4 reforços novos pontuaram e começaram a esboçar um entrosamento.
Em meio aos desfalques e um time em pleno desenvolvimento, veio a conquista do título da divisão e a liderança da conferência confirmada. A espera pelos playoffs ficava cada vez menor, e quando finalmente acabou, o nosso adversário seria uma equipe bem conhecida, o New York Islanders.


MAIO:
Começava a caminhada rumo à um possível quarto título. Crosby havia voltado e o time estava praticamente completo! A série contra o Islanders foi marcada por alguns erros, jogos emocionantes, entrada de Vokoun no gol e o placar final de 4-2 para o Penguins. Fleury acabou perdendo espaço devido as suas falhas e Pittsburgh inteira parecia entoar um novo lema: Vokouna Matata, sem problemas no gol, algo que realmente mudou a "cara" do time.
O adversário em seguida foi o Ottawa Senators, no desafio válido pela semi-final da conferência! Os dois primeiros jogos em Pittsburgh foram perfeitos, e as duas vitórias conquistadas abriram o caminho para fechar a série em 4-1 (a única derrota foi devida aos erros generalizados que custaram um gol faltando 26 segundos em situação de PP).
Ao fim do mês o Penguins estava na final da conferência e enfrentaria o Boston Bruins...


JUNHO: O pior mês do ano começou com uma derrota logo no primeiro dia. Jogando em Pittsburgh, os Pens perderam por 3 a 0 para o Bruins... 2 dias depois, mais um revés em casa, dessa vez em um humilhante 6 a 1. As duas primeiras derrotas abriram o caminho para uma varrida que se confirmou após as duas vitórias do Bruins em Boston (2-1 e 1-0).
A eliminação trouxe diversas reflexões e problemas para Pittsburgh, inclusive o trabalho do técnico Dan Bylsma passou a ser questionado, tanto quanto a permanência de Fleury.
Mas, não foram somente fatos ruins que marcaram o mês de junho! Logo após o fim da temporada, Malkin renovou seu contrato por mais 8 anos e Shero foi premiado como GM do ano. Crosby venceu o Ted Lindsay Award e foi injustamente derrotado por Alexander Ovechkin na disputa pelo Hart Memorial Trophy.
Kunitz também renovou seu contrato para permanecer mais 3 anos em Pittsburgh e as conversas com Letang começaram, porém o jogador queria mais do que o Penguins poderia pagar e a extensão contratual transformou-se em uma novela.
No fim do mês, ocorreu o draft e novos prospectos chegaram à franquia (Jarry, Guentzel, Segalla, Birks, Byron e Josephs). Neste mesmo dia Tyler Kennedy foi trocado com o San Jose Sharks e deixou o Penguins após 7 anos...


JULHO: O mês começou com a renovação contratual de Letang (8 anos por 58 milhões) e Dupuis (4 anos por 3.75 milhões anuais). Logo em seguida a janela de transferências foi aberta e o Penguins teve diversas baixas no elenco, tal como as saídas de Iginla para Boston e Cooke para Minnesota.
Outros jogadores como Morrow e Murray não tiveram propostas para retornar aos Pens e acabaram também assinando com outras equipes.
Mas não foram somente por perdas que a janela de transferências do Penguins foi marcada! O defensor Rob Scuderi voltou para Pittsburgh após passar 5 anos no Los Angeles Kings, Craig Adams reassinou por duas temporadas e Matt D'Agostini chegou para reforçar o sistema ofensivo.


AGOSTO: O mês tradicionalmente monótono foi praticamente nulo no calendário anual do Penguins. De grande importância somente a confirmação de que Douglas Murray não voltaria para Pittsburgh e algumas mudanças na comissão técnica de Dan Bylsma (promoção de Mike Bales e contratação de Jacques Martin).
Fora estes fatos, alguns rumores sobre Malkin irritaram os torcedores dos Pens. Alguns afirmaram que o jogador teria recebido propostas para voltar para a Rússia e outros diziam que o Dallas Stars queria tira-lo de Pittsburgh. Nenhuma das especulações foi confirmada como real e Geno não se pronunciou sobre nenhum dos casos.


SETEMBRO: Setembro foi marcado pelo já tradicional Training Camp, onde os jogadores retornaram de suas merecidas férias e começaram os preparativos para a temporada 2013-14. Além dos treinos exaustivos, a equipe também fez alguns amistosos de pré-temporada e terminou com 3 vitórias e 3 derrotas, uma marca razoavelmente boa.
De notícias ruins tivemos a lesão de Vokoun, que quase o matou e o tirou do gelo por 6 meses. Por outro lado, a notícia boa foi a contratação de Kobasew, jogador que estava tentando receber uma proposta e atuava como convidado no Training Camp dos Pens.



OUTUBRO: A temporada 2013-14 enfim começava!! O mês de outubro deu início à mais uma caminhada em busca do sonhado tetracampeonato.
Com algumas caras novas, e outras já conhecidas, o Penguins apresentou-se para a torcida no dia 3 e abriu com chave de ouro a temporada, vencendo o Devils por 3 a 0. A primeira derrota demorou para acontecer, somente no quinto jogo após um revés de 6 a 3 diante do Panthers. Vitórias emocionantes contra Canucks e Lightning também merecem destaque no primeiro mês da temporada!
Além disso, outubro também foi responsável por revelar um jovem talento que tomou conta da defesa dos Pens. Olli Maatta que para muitos era intruso nos lineups, tornou-se cada vez mais certeza e assumiu de vez a posição.



NOVEMBRO: Novembro foi um mês cheio de altos e baixos no Penguins. Algumas boas sequências de vitórias davam impressão de que a equipe estava no caminho certo, mas logo vinha uma sequência de maus resultados que colocava em cheque a real força do time.
Em meio aos trancos e barrancos, os Pens foram mantendo a muito custo a liderança da divisão. Chegaram até a perde-la em um momento (por apenas uma rodada), mas após golearem os Caps o posto foi reassumido.
Como destaque positivo fica a vitória por 4 a 0 sobre o Capitals e o triunfo emocionante diante do Maple Leafs em um show de Malkin. Negativamente podemos citar uma sequência de três derrotas seguidas para Rangers, Blues e Flyers.


DEZEMBRO: O último mês do ano reservava aos torcedores grandes emoções. Com a equipe muito desfalcada e com inúmeros lesionados, os Pens tinham algumas viagens para fazer e alguns jogos difíceis na tabela.
Após um bom começo com 2 vitórias, a primeira derrota aconteceu em uma partida muito estranha em Boston. O Bruins venceu por 3 a 2, mas os destaques na mídia esportiva ficaram por conta de jogadas desleais feitas por Thornton (que lesionou Orpik com uma imensa covardia) e Neal (que deu uma joelhada totalmente desnecessária em Marchand). Ambos foram suspensos e punidos pela liga.
Após os acidentes ocorridos o Penguins ficou ainda mais desfalcado, mas a equipe superou rápido e embalou 7 vitórias seguidas no comando de Crosby, até perder de forma inexplicável para o Senators por 5 a 0. Nos três últimos jogos do mês 2 vitórias e 1 derrota para fechar de vez o ano.
Além das emoções e partidas, dezembro também merece ser lembrado como o mês em que foram divulgadas as camisas do Stadium Series. O uniforme agradou a maioria dos torcedores e trazia detalhes metálicos em dourado e preto na tradicional camisa branca em um modelo totalmente novo.



Muita coisa aconteceu em 2013. Muitos motivos para sorrir e para chorar. Alguns jogos memoráveis que dificilmente sairão da memória tão cedo, outros que passaram despercebidos e só foram lembrados mediante à algum esforço...
Seja como for, mais um ano terminou, e que venha 2014 com novas emoções e quem sabe um tetracampeonato? Agora nossa equipe quer saber de você, qual o momento mais marcante do Penguins em 2013 na sua opinião? Deixe nos comentários!! 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário