TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

sábado, 1 de março de 2014

Penguins vs. BlackHawks – Morte Súbita

01 01

Neste sábado 1º de Março teremos um jogão no Soldier Field, campo do Chicago Bears há mais de 40 anos, local este que já recebeu inúmeros eventos históricos. Chicago Blackhawks e Pittsburgh Penguins irão se enfrentar ao ar livre, evento este que faz parte do Stadium Series da NHL. Mais de 60 mil pessoas são esperadas para assistir as equipes se enfrentarem. É a segunda vez que o Blackhawks irá jogar ao ar livre e a terceira vez para o Penguins, que também já fez o primeiro Winter Classic em 2008 em Buffalo e sediou o Winter Classic de 2011 no Heinz Field.

É sempre bom jogar contra o Blackhawks, principalmente porque traz ótimas lembranças. Em 1992 ganhamos pela segunda vez a Stanley Cup em cima do Blackhawks. Com Mario Lemieux jogando muito, o Penguins venceu por 4 jogos a 0.

Mas além deste jogo da Stadium Series, vim falar um pouco sobre mim (Leonardo Fraga), já que foi o jogo entre Penguins e Blackhawks que me fez virar torcedor do Pens, mas não a final da Stanley Cup de 92, mas sim a final da Stanley Cup do filme de esporte mais subestimado dos anos 90, “Morte Súbita” com Jean-Claude Van Damme. Até mesmo porque você pode saber mais do Pré-Jogo de hoje neste ótimo Post de P.A. Coimbra, clicando AQUI.

02

Súbita

O filme disseca tudo o que envolve um jogo de hockey, desde a entrada, os vestiários, a área VIP, as cadeiras, o rink, o filme passa por absolutamente todos os lugares, apesar de que o foco em si não é o jogo, mas sim a tentativa do personagem de Van Damme, um bombeiro que cuida da segurança do estádio, impedir um terrorista de explodir o estádio e com isso matar além de todo mundo, o vice-presidente dos EUA e os dois filhos de Van Damme.

Todos tem um filme de esporte favorito. Para os fãs de Hockey temos “Super Patos”, “Desafio no Gelo”, “O Brutamonte”, “Youngblood” e um dos melhores de todos, “Slap Shot”. Mas “Morte Súbita” é de longe o meu preferido. O filme é fraco, confesso, mas o clima dele é ótimo. É o jogo 7 da Stanley Cup pra começar, o vice-presidente é sequestrado por um terrorista que ameaça explodir o Consol Energy Center se não receber a quantia de 17 milhões de dólares até o final do jogo. O plano dele é muito bom, mas ele não contava com Jean-Claude Van Damme para poder pará-lo.

O filme foi lançado em 1995, escrito por Karen Baldwin, esposa do então proprietário do Penguins Howard Baldwin. O jornalista Roger Ebert escreveu na época, “Se, nesta época de paz na Terra, o que faria você se sentir melhor do que um filme de ação onde milhares de fãs de hóquei quase explodem, reféns são mortos e um cara vestido de pinguim ganha uma viagem só de ida através de uma máquina de lavar louça industrial. Morte Súbita é este filme”.

04

Você já deve ter pensado, “peraí, Van Damme matou o mascote do Penguins, porque eu vou gostar disso?”, calma. Quem estava com a roupa do mascote era uma assassina profissional contratada, que já havia eliminado a mascote original e acabou sequestrando sem querer a filha de Van Damme. Foi então que ele descobriu o que aconteceu e na briga acabou matando a mascote.

Graças ao Youtube, você pode assistir a esta belíssima cena logo abaixo:

Sim, Morte Súbita é um filme altamente violento, que você não deve mostrar para seus filhos. Apesar de ser esse um dos motivos de eu gostar tanto do filme e dos Penguins, já que eu adorava ver filmes de ação com meu pai e esse era um de nossos preferidos. O filme é como o NHL 94 de filmes de ação, o que significa dizer que depois de um tempão ele continua bom.

Pra quem nunca viu o filme aí vai um pequeno resumo das melhores partes: (ALERTA DE SPOILERS!)

O filme começa com Darren McCord (Van Damme), combatendo um incêndio onde ele não consegue salvar uma garotinha. Alguns anos depois ele se divorcia de sua mulher e vira uma espécie de bombeiro civil, trabalhando nos jogos do Penguins, fazendo a segurança no Consol Energy Center. Ele vai até a casa de sua mulher para dar um presente surpresa aos filhos, dois ingressos para o jogo 7 das finais da Copa Stanley (caceta, um puta presente isso sim).

Eles chegam ao jogo algumas horas mais cedo para Darren poder ajudar na preparação do jogo. Seus filhos o acompanham e ele os leva ao vestiário, onde eles encontram Luc Robitaille. O Luc Robitaille mesmo, ele com seus mullets falando um monte de xingamentos.

05 05

O filme também contava com Eddie Belfour, o goleiro do Chicago e Chris Chellios. Os locutores eram os que trabalhavam mesmo no estádio do Penguins (Mike Lange e Paul Steigerwald), com frases ótimas, nos fazendo sentir realmente dentro de um jogo de hóquei.

06 06

“Temos um Jogo!”

Avançando um pouco, antes da confusão que eu já descrevi com a mascote assassina que virou mingau lá atrás, ela havia levado a filha de Van Damme para a sala VIP do vice-presidente, onde ele era mantido como refém, junto do prefeito de Pittsburgh e uma galera. Van Damme acaba descobrindo que várias bombas foram colocadas ao redor do estádio, em locais estratégicos e ele mesmo resolve ir atrás delas, já que os agentes do FBI não podem entrar no estádio, pois vários terroristas são colocados ao redor do estádio, inclusive um no térreo, que acaba derrubando um helicóptero da Polícia com um lançador de foguetes. Enquanto isso o jogo rola.

Mais tarde, Van Damme acaba descobrindo que o chefe do Serviço Secreto é um traidor também, que acaba queimado vivo. Van Damme usou uma “arminha” d’água com um isqueiro para torrá-lo. Sem o agente no caminho, Van Damme continua desarmando as bombas. É quando no final do segundo período os locutores falam: “Este lugar está pronto para explodir!”.

0707

Ainda não chegamos à melhor parte. No final do terceiro período, o goleiro do Penguins, que está lutando contra uma gripe há vários dias, joga a toalha e pede pra ir para o vestiário. Enquanto isso, Van Damme está fugindo dos capangas, quando de repente acaba no vestiário do Penguins. Ele vê o goleiro em cima da maca usando oxigênio aí... Ele rouba o uniforme completo do goleiro e vai para o gelo!

0808

O personagem do Van Damme foi goleiro de um time do colegial quando jovem, por isso a cena não é tão mentirosa assim. Mas ele faz uma “defesássa”, depois dá um soco em Christian Ruutu e se manda:

Após brilhar em campo, Van Damme faz um sinal para seu filho que ainda está sentado na arquibancada, dizendo que está tudo bem. Depois ele volta para o vestiário e aqui o filme perde uma grande oportunidade. Se você parar para pensar, o vestiário de um time de hóquei é altamente mortal, existem lâminas de patins para tudo que é lado. Depois de quebrar quase todo o vestiário, Van Damme despacha um dos capangas com um afiador de patins. Depois se envolve em um tiroteio na sala de musculação, básico, mas podia ser melhor.

Há pelo menos mais uma dezena de cenas de luta fantásticas, mas aqui vem a melhor cena do filme. Enquanto rolava toda essa pancadaria, o jogo rolava, e estava 4 a 3 para o Blackhawks no final do terceiro período. Quando Robitaille, aquele mesmo do vestiário, consegue marcar um gol no último segundo, levando, adivinhe... para a “MORTE SÚBITA” (Over Time, Sudden Death é o nome do filme, caraaca, que seja, não é GENIAL ?). Isso acaba dando mais tempo para Van Damme.

Bom, a parte final eu não vou revelar, você terá que alugar um VHS, ou comprar o DVD ou baixar em algum lugar. Você pode pensar que é um filme de ação ridículo, ou um filme de esportes engraçado, mas tenha certeza, como existe o filme “Super Patos” do Anahein Ducks, o filme do Penguins é “Morte Súbita”, e ele é Muito Bom, afinal, o que mais você poderia querer de um jogo 7 com o Penguins?

TRAILER:

Let’s Go Pens!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário