TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

quinta-feira, 6 de março de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA DE HÓQUEY NO PAN AMERICANO dO MÉXICO

1517496_1400143213582711_1300475960_n

Hoje vamos dar uma parada no “Pittsburgh Penguins” e falar só do “Brasil” mesmo, pois a nossa primeira seleção de hóquei no gelo está no México para sua primeira competição oficial. Isso é um marco na história, pois com o devido apoio, esta ação abre portas para a popularização desse esporte que tanto amamos aqui em nossa terra, independente do resultado da seleção no Pan-Americano.

Do dia 2 ao dia 9 de março, Argentina, Brasil, Colômbia e Canadá participarão do torneio, que exatamente tem o objetivo de divulgar o esporte nos países latino americanos. Os atletas brasileiros que estão no México são originários do hóquei sobre patins, no qual o país tem alguma tradição, onde se classificou para os dois mundiais deste ano. Por conta dos Jogos de Sochi, que concentrou os esforços (e os investimentos) da CBDG (Confederação Brasileira de Desportes no Gelo), não houve apoio financeiro para a empreitada, apenas uma carta aberta convocando atletas voluntários, que estão pagando a viagem do bolso.

“Estamos aqui porque gostamos muito do esporte e queremos que o hóquei no gelo seja popularizado em nosso país”, conta Conra Ruther, um dos atletas que estão gastando cerca de R$ 5 mil para estar no México. “A CBDG foi bem clara de que por causa da Olimpíada não seria possível a colaboração. Viemos porque temos interesse de fazer o hóquei crescer no Brasil!”

Dos 18 atletas que estão no México, 10 nunca haviam atuado num rink oficial de gelo. Jogaram apenas em pistas pequenas instaladas em shoppings – o da Barra, principal do País, está em vias de fechar, aliás. Os outros oito tiveram experiência no gelo no exterior, principalmente em intercâmbios. Em clubes, atuam por Portuguesa, Hípica de Campinas, Locomotive RJ, Warriors (Pará) e AABB.

1620422_586022391490288_903377184_n

O CAMPEONATO

SUPER BOLETOS PARA 1 PANA

O Pan conta com cinco seleções: Brasil, Argentina, México, Colômbia e Canadá. Os canadenses, lógico, são amplos favoritos – ganharam o ouro em Sochi e têm no hóquei sobre o gelo seu esporte nacional.

O Brasil fez o primeiro jogo da sua história no domingo (2), logo enfrentando uma pedreira, o time da casa, o México. Jogando no Ice Dome México Sur, os mexicanos ganharam de 16 a 0. Nesta quarta-feira, levou 5 a 3 da Argentina no primeiro clássico entre os dois países. Foram também os primeiros gols da seleção brasileira, marcados por Daniel Baptista (2x) e João Henrique Vasconcelos, todos no finalzinho do terceiro período, quando a Argentina já vencia por 5 a 0.

1901807_783788908316152_2134297529_n

Nesta quinta-feira (06) o jogo é contra o Canadá, enquanto no sábado o Brasil fecha o pentagonal contra a Colômbia. Só com um milagre conseguiria uma vitória para jogar a decisão do terceiro lugar, domingo.

SELEÇÃO

Via CBDG, Brasil é filiado à IIHF (Federação Internacional de Hóquei sobre o Gelo). No ano passado, a seleção brasileira conseguiu classificação para disputar o próximo Mundial de Hóquei sobre Patins organizado pela IIHF, que será disputado em junho, na República Checa. O Brasil será o único latino na competição. Entre 2003 e 2009, foi seis vezes ao pódio na segunda divisão do Mundial. Desde 2010, porém, não joga na elite, restrita a 16 países.

Existe um outro Mundial, organizado pela FIRS (Federação Internacional de Esportes sobre Patins), com regras um pouco diferentes. O Brasil, décimo do ranking mundial, também vai jogá-lo, em Toulouse (França). O grupo é o mesmo paras as duas competições e os jogadores, que pagam do bolso as despesas, não teriam dinheiro para uma terceira viagem (esta ao México). Assim, dos 30 atletas da seleção sobre patins, só João Henrique Vasconcellos está no México. Ele, assim como outros 14 jogadores do Brasil, recebe Bolsa-Atleta do governo federal.

LINHAS:

Brasil-Hoquei-Sobre-Patins

Linha 1: Salvador Neto (ala esquerdo), Johnny Vasconcellos (central), Leonardo Sobral (ala direito), Daniel Baptista (defesa esquerda), Pedrinho Prado (defesa direita)

Linha 2: Alexandre Capelle (ala esquerdo), Júlio Baptista (central), Paulo 'capote' Ribas (ala direito), Rafael Lindemberg (defesa esquerda), João Reis (defesa direita)

Linha 3: Adriano Costa (ala esquerdo), Johnny Vasconcellos revezando com Júlio Batpista(central), Vinícius Matos (ala direito), Eduardo Marcondes (defesa esquerda), Conrado Ruther(defesa direita). Goleiros: Allen Ruane e Rafael Lindemberg. Suplentes: Raimundo Augusto e Gustavo Balaceano.

Vamos torcer juntos para a nossa seleção, e divulgar o máximo o nosso esporte e seleção no país. É possível acompanhar o torneio através deste LINK.

O Pittsburgh Penguins Brasil apoia a seleção brasileira de hóquei sobre o gelo.

 

Fonte: Hockey no Gelo Brasil

Estadão

BR Hoquey

Fotos:

Salvador Neto

Conra Ruther

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Caio_ps disse...

Muito legal saber que temos uma seleção de hockey no gelo em uma competição oficial! Tomara que passem a conhecer mais o esporte por aqui

Postar um comentário