TRICAMPEÃO DA STANLEY CUP! LET'S GO PENS!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Lendas do Penguins – Paul Coffey

300 DPI CAPA

A primeira coisa que todo mundo lembra quando o nome Paul Coffey é mencionado, é a sua enorme habilidade de patinação. Usando patins de vários tamanhos, alguns muito pequenos, esse cara foi simplesmente incrível, em algumas passadas ele deslizava pelas zonas neutras e ofensivas rapidamente, sendo impossível de ser alcançado pelos adversários. Ele era suave como seda e também veloz como um raio.

25508

Suas façanhas de pontuação são sempre lembradas. Aposentou-se como o maior artilheiro da história da NHL como defensor. Ele marcou 396 gols e 1.135 assistências, fazendo 1.531 pontos em 1.409 jogos de temporada regular. Ele marcou também 196 pontos, 59 gols e 137 assistências em 194 jogos de Playoff. Passou a marca de 100 pontos cinco vezes em sua carreira e estabeleceu o recorde de maior número de gols em apenas uma temporada para um defensor, com 48 gols em 1986.

Coffey jogou ao lado de Wayne Gretzky, Mario Lemieux, Mark Messier e Steve Yzerman, que lhe permitiram alcançar tais números na carreira. O três vezes vencedor do Troféu Norris e oito vezes All Star era brilhante. Muitos irão lembrar dele pela sua forma de patinar e posse do disco, mas Coffey pode ter sido o melhor defensor na história da Liga.

coffey3

O Oilers o escolheu na 6ª escolha do draft de 1980. Demorou um pouco, mas logo ele se tornou um membro chave da última grande dinastia do hóquei. “Juntar-se aos Oilers foi uma grande oportunidade para eu ter a chance de jogar em um time jovem que tinha muito talento. Sempre fui bom patinador, mas não tinha muita orientação ofensiva quando jogava juniores. Eu queria jogar ao estilo de Glen Sather e foi meu parceiro Gary Lariviere que me deu confiança, que me deu luz verde toda vez que eu estava no gelo. Então, fui jogar junto a Charlie Huddy, que me levou a outro nível. Ele me permitiu jogar da maneira que eles queriam que eu jogasse. Charlie era um bom defensor e nos divertimos muito”, disse Coffey.

Paul Coffey

As façanhas do Oilers não precisam de introdução. Com Coffey na linha azul, o Oilers ganhou as Copa Stanley de 1984, 1985 e 1987. Em 1985, ele criou novos padrões para as defesas, marcando 12 gols, 25 assistências e 37 pontos em 18 jogos de Playoff. Depois de uma disputa contratual, Coffey foi negociado com o Pittsburgh Penguins, após a eliminação do Oilers em 1986. Foi um negócio de sucesso, que deu ao Pittsburgh um defensor ofensivo e ao Oilers um bom marcador, Craig Simpson.

43477a_lg

O Jovem Mario Lemieux e Paull Coffey. “O que diabos estou fazendo aqui?”, disse ele em sua primeira semana no Pens

“Em Pittsburgh tive uma grande oportunidade e um grande desafio. Eu já era fã do GM Eddie 25507Johnston, que me contratou. O vi jogar com o Bruins e no Maple Leafs, e agora eu estava tendo a chance de jogar com uma estrela, que era Mario Lemieux, que ainda não era o jogador que conhecemos hoje. Sai de um Oilers campeão da Stanley Cup para um Penguins em último lugar, mas com todas as pessoas certas no momento certo. Eles não sabiam como chegar ao primeiro lugar, e em minha primeira semana pensei, “o que diabos eu fiz?”. Me mantive na equipe e a gestão teve que adquirir mais jogadores para podermos ganhar”, comenta Coffey.

Coffey teve muito crédito na transformação do Penguins naquela época, ajudando a equipe a vencer sua primeira Copa Stanley, em 1991. Antes mesmo de vencer a segunda Copa Stanley no Penguins, Coffey havia sido negociado com o Los Angeles Kings, e saiu logo após a temporada. No Kings, ele voltou a jogar com seus velhos companheiros Wayne Gretzky e Jari Kurri.

x-paul-coffey-penguins-24-november-2010

Sua estadia na Califórnia foi curta, apenas 60 jogos. Antes do Kings continuar sua marcha para a conquista da Copa Stanley de 1993, Coffey foi negociado com o Detroit, onde jogou durante quatro temporadas.

Depois disso ele começou a decair, foi para o Hartford, depois Philadelphia, Chicago e Carolina, encerrando a carreira no Boston Bruins em 2000-01. Era uma sombra de sua antiga personalidade e sua experiência e liderança, sem dúvida, eram muito valiosas.

Ele começou a ser fortemente criticado por companheiros de equipe, sendo rotulado como uma personalidade difícil de se ter nos vestiários. Estas opiniões, algumas exageradas, que o fizeram não ser comparado a Doug Harvey, Ray Bourque, ou mesmo Niklas Lidstrom, como melhores defensores da história da NHL.

paul_coffey_20

Coffey também foi uma estrela na seleção canadense de hóquei, vencendo as Taças Canadá em 1984, 1987 e 1991 além do campeonato mundial de 1990 e a Copa do Mundo de 1996.

Muitos irão lembrar de Coffey em 1984, bloqueando passes contra a União Soviética, que empatava em 1 a 1 no Tempo Extra. Logo depois ele conseguiu fazer uma transição para a zona ofensiva e passou para Mike Bossy que marcou o gol da vitória do Canadá. É engraçado ver que sua defesa foi considerada irregular na NHL, mas sua velocidade incrível, era fundamental contra os todo poderosos soviéticos na década de 1980.

Coffey nasceu em Weston, Ontario, mas cresceu em Toronto. Em 2004 entrou para o Hall da Fama do Hóquei e o Edmonton Oilers aposentou sua camisa nº 7 em 2005.

d3e6909c4fccbe162ccc805ba325-473x315

107832157_slide

Coffey, no Jogo das Lendas da NHL, 31 de dezembro de 2010

Conheça mais LENDAS DO PENGUINS

#LetsGoPens

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário